Igreja Batista de Passa e Fica

Igreja Batista de Passa e Fica

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Terapia do Perdão

Terapia do Perdão

A mais rápida terapia  para curar toda e qualquer ferida emocional e todo sofrimento causado por ofensas, chama-se, Perdão.
O maior psicólogo de todos os tempos, Jesus, era enfático no que diz respeito a esta Terapia.
"Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete". Este é o diálogo entre Jesus e Pedro a respeito do perdão em Mateus capítulo 18.

 70 x 7 = 490
Será este o número de vezes que devemos perdoar? Para explicar vamos entender o significado do número 7 para os hebreus.
O Número 7 sempre foi considerado quase em todas as épocas e religiões como um número mágico. Representa a elevação do homem sobre sua base terrestre para lançar um olhar ao desconhecido em sua busca espiritual. Nos fala da profundidade interior que o ser humano necessita para aprofundar-se nos mistérios da alma e em sua própria vinculação ao universo.(fragmento)
Para os hebreus o número 7 representa a totalidade humana e mesmo e perfeição divina.
O fato de se perdoar 70 x 7, significa que devemos exercitar o perdão como forma de amor e cura para alma.
Certo dia, bem no inicio de minha vida como cristão, presenciei um fato bastante interessante. Era culto de Santa Ceia, toda a Igreja reunida para celebração. Depois da Palavra, o Pastor Fernandes pergunta se há alguém que gostaria de pedir perdão antes de cear. Rapidamente uma irmã levanta e diz que gostaria de pedir perdão a todos que ela julgou ter ferido. Disse nome a nome a lista de pessoas, incluindo o pastor, e pediu perdão. O pastor pergunta a toda a Igreja se todos perdoavam aquela irmã tão aflita. A igreja diz que sim. Muito satisfeita e aparentemente renovada, ela participa com muita alegria da celebração.
Quando vi tal cena , pensei comigo: Estou num lugar verdadeiramente cristão. Até que no outro mês, no mesmo culto de Santa Ceia, vi a cena se repetir com os mesmos personagens. E nos meses posteriores.
Até quando temos que perdoar nossos irmãos?
Ora a resposta está na pratica do exercício cristão, no caminhar com Cristo, a Terapia do Perdão.
Exercitar o perdão é algo bastante difícil de praticar, porem certamente possível.
Entrar nesta Terapia é ser, em verdade, cristão. Fico imaginando a reação de Pedro ao ouvir a resposta do Mestre Jesus. Olhos arregalados, boca aberta, sobrancelhas encolhidas e uma enorme interrogação na cabeça. Sete vezes já seria o suficiente para Pedro, passando disso seria um exagero. Mas o mestre, como sempre, surpreendia em suas respostas. “...não só sete Pedro , mas setenta vezes sete.” Se era perfeito para Pedro perdoar sete vezes , setenta vezes sete seria mais que perfeito.
Vale a pena perdoar!?
Sempre gostei de futebol. Procurava jogar bem, embora não fosse tão bom assim. Certo dia, me desentendi com meu adversário e partimos para briga. Eu era muito novo, inexperiente, e sem conhecimento algum da Palavra de Deus. Apanhei bastante. Mas o que mais me doeu foi a consciência. Saber que fui capaz de apelar para agressão física por causa de uma partida de futebol me deixava muito ferido por dentro. Aquilo me tirou o sono. Passei noites e noites acordado pensando no que eu fiz. Nesta época tomei a decisão para Cristo e logo me veio o desejo de pedir perdão. Passei a viver um intenso conflito. Viveria a vida que Jesus me oferecera, ou continuaria morrendo com o mundo. Então pensei: ...Vale a pena perdoar e ser perdoado!? Fui até a pessoa que agredi e pedi o perdão. Ele me perdoou e eu o perdoei. Um forte alívio desceu no meu coração e vi que vale a pena perdoar.
Caro leitor se de alguma forma você foi magoado por alguém, por favor, não pense duas vezes antes de liberar perdão. Seja Cristão. Faça aquilo que o mestre faria no seu lugar.
O mestre sabe o que diz
O maior exemplo de perdão é sem dúvida o de Jesus. Sua morte de cruz nos revela um grande amor pela humanidade. Um amor incondicional, capaz de perdoar malfeitores, transformando-os em instrumentos de paz e justiça.
Quando perguntamos se temos fé a reposta é imediata: SIM. Mas para ter fé é preciso amar e para demonstrar este amor é preciso perdoar.
A Terapia do perdão é para quem está disposto a ter sua vida totalmente mudada. É para quem quer amadurecer e está cada vez mais perto do coração de Deus!
Colossenses 3: 12 - 17
 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.


Pastor Daybe dos Santos – Igreja Batista de Passa e Fica

Seguidores

Faça Seu Pedido de Oração

Top Comentários

Widget by Blogger Widgets
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...