Igreja Batista de Passa e Fica

Igreja Batista de Passa e Fica

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Terapia do Perdão

Terapia do Perdão

A mais rápida terapia  para curar toda e qualquer ferida emocional e todo sofrimento causado por ofensas, chama-se, Perdão.
O maior psicólogo de todos os tempos, Jesus, era enfático no que diz respeito a esta Terapia.
"Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete". Este é o diálogo entre Jesus e Pedro a respeito do perdão em Mateus capítulo 18.

 70 x 7 = 490
Será este o número de vezes que devemos perdoar? Para explicar vamos entender o significado do número 7 para os hebreus.
O Número 7 sempre foi considerado quase em todas as épocas e religiões como um número mágico. Representa a elevação do homem sobre sua base terrestre para lançar um olhar ao desconhecido em sua busca espiritual. Nos fala da profundidade interior que o ser humano necessita para aprofundar-se nos mistérios da alma e em sua própria vinculação ao universo.(fragmento)
Para os hebreus o número 7 representa a totalidade humana e mesmo e perfeição divina.
O fato de se perdoar 70 x 7, significa que devemos exercitar o perdão como forma de amor e cura para alma.
Certo dia, bem no inicio de minha vida como cristão, presenciei um fato bastante interessante. Era culto de Santa Ceia, toda a Igreja reunida para celebração. Depois da Palavra, o Pastor Fernandes pergunta se há alguém que gostaria de pedir perdão antes de cear. Rapidamente uma irmã levanta e diz que gostaria de pedir perdão a todos que ela julgou ter ferido. Disse nome a nome a lista de pessoas, incluindo o pastor, e pediu perdão. O pastor pergunta a toda a Igreja se todos perdoavam aquela irmã tão aflita. A igreja diz que sim. Muito satisfeita e aparentemente renovada, ela participa com muita alegria da celebração.
Quando vi tal cena , pensei comigo: Estou num lugar verdadeiramente cristão. Até que no outro mês, no mesmo culto de Santa Ceia, vi a cena se repetir com os mesmos personagens. E nos meses posteriores.
Até quando temos que perdoar nossos irmãos?
Ora a resposta está na pratica do exercício cristão, no caminhar com Cristo, a Terapia do Perdão.
Exercitar o perdão é algo bastante difícil de praticar, porem certamente possível.
Entrar nesta Terapia é ser, em verdade, cristão. Fico imaginando a reação de Pedro ao ouvir a resposta do Mestre Jesus. Olhos arregalados, boca aberta, sobrancelhas encolhidas e uma enorme interrogação na cabeça. Sete vezes já seria o suficiente para Pedro, passando disso seria um exagero. Mas o mestre, como sempre, surpreendia em suas respostas. “...não só sete Pedro , mas setenta vezes sete.” Se era perfeito para Pedro perdoar sete vezes , setenta vezes sete seria mais que perfeito.
Vale a pena perdoar!?
Sempre gostei de futebol. Procurava jogar bem, embora não fosse tão bom assim. Certo dia, me desentendi com meu adversário e partimos para briga. Eu era muito novo, inexperiente, e sem conhecimento algum da Palavra de Deus. Apanhei bastante. Mas o que mais me doeu foi a consciência. Saber que fui capaz de apelar para agressão física por causa de uma partida de futebol me deixava muito ferido por dentro. Aquilo me tirou o sono. Passei noites e noites acordado pensando no que eu fiz. Nesta época tomei a decisão para Cristo e logo me veio o desejo de pedir perdão. Passei a viver um intenso conflito. Viveria a vida que Jesus me oferecera, ou continuaria morrendo com o mundo. Então pensei: ...Vale a pena perdoar e ser perdoado!? Fui até a pessoa que agredi e pedi o perdão. Ele me perdoou e eu o perdoei. Um forte alívio desceu no meu coração e vi que vale a pena perdoar.
Caro leitor se de alguma forma você foi magoado por alguém, por favor, não pense duas vezes antes de liberar perdão. Seja Cristão. Faça aquilo que o mestre faria no seu lugar.
O mestre sabe o que diz
O maior exemplo de perdão é sem dúvida o de Jesus. Sua morte de cruz nos revela um grande amor pela humanidade. Um amor incondicional, capaz de perdoar malfeitores, transformando-os em instrumentos de paz e justiça.
Quando perguntamos se temos fé a reposta é imediata: SIM. Mas para ter fé é preciso amar e para demonstrar este amor é preciso perdoar.
A Terapia do perdão é para quem está disposto a ter sua vida totalmente mudada. É para quem quer amadurecer e está cada vez mais perto do coração de Deus!
Colossenses 3: 12 - 17
 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.


Pastor Daybe dos Santos – Igreja Batista de Passa e Fica

2 comentários:

  1. Essa Palavra me abençoou no dia de hoje. Muito obrigada.
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Stainless Steel Tubes - Titanium Arts
    T-Titanium Stainless Steel Tubes - Stainless Steel Tubes. Made in Solingen, suunto 9 baro titanium Germany. black titanium fallout 76 Stainless microtouch trimmer Steel titanium tube Tubes. titanium white dominus price

    ResponderExcluir

Seguidores

Faça Seu Pedido de Oração

Top Comentários

Widget by Blogger Widgets
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...